horizontal_tagline_black_on_white_by_logaster.png

O laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. Tem como objetivo analisar as condições de uso, manutenção, o dimensionamento do sistema e seus componentes, trazendo um diagnóstico preciso quanto ao estado de conservação, presença de anomalias, riscos ao usuário, mau uso, entre outros aspectos técnicos.

O laudo elétrico pode ser emitido após serem realizadas inspeções, medições e análises de um sistema elétrico. Posteriormente, os resultados, dados e informações da instalação são relatadas no laudo, registrando se a mesma está em conformidade com as normas e regulamentações vigentes.

Dessa forma, o laudo elétrico também visa fazer a detecção e apontar para o contratante do serviço as reais condições do sistema elétrico do local ou ainda propor melhorias, sanando todas as dúvidas que possam gerar insegurança por conta das instalações. Também favorece o bom funcionamento dos sistemas e aumenta a eficiência de equipamentos e máquinas, prolongando sua longevidade.

Quando o laudo elétrico é realizado, assim como a manutenção preventiva, é possível evitar gastos e riscos desnecessários, garantindo a segurança dos moradores e colaboradores que, de modo direto ou mesmo indiretamente, tenham algum contato com as instalações ou serviços de energia.

No desenvolvimento do laudo, devem ser considerados os aspectos técnicos, jurídicos, de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários. Atualmente, o laudo é exigido por diversas instâncias do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, com as normas e regulamentações vigentes.

     

O projeto de instalação elétrica é um dos mais importantes durante uma reforma, já que a eletricidade está presente em todas as atividades do dia a dia, ocasionando uma grande dependência na rotina dos indivíduos, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. A instalação elétrica é responsável pelo fornecimento de energia para todos os equipamentos e toda a iluminação de determinado local, em razão disso um projeto bem feito é de extrema importância, evitando problemas futuros, garantindo segurança e o melhor funcionamento do todo sistema elétrico.

Muitos sabem o quanto é complicado os problemas elétricos, podem ir de uma lâmpada queimada ou com mal contato, até um curto-circuito podendo causar um incêndio, contudo um projeto de instalações elétricas bem feito pode prevenir todos esses problemas, garantindo a segurança e resultando em diversos benefícios para o ambiente.

A instalação elétrica bem feita evita gastos e desperdícios. Além de que atualmente a conscientização ambiental está mais presente entre as pessoas, fazendo com que elas busquem cada vez mais por soluções sustentáveis. No entanto, o que muitos desconhecem é que grande parte do consumo de energia elétrica é desperdiçado, isso ocorre por conta do mal dimensionamento dos circuitos que começam a ficar sobrecarregados em função dos equipamentos elétricos e eletrônicos.

Muitas pessoas optam por meios mais baratos quando precisam arrumar algum problema elétrico ou até mesmo durante uma reforma, visando economizar nessa parte, porém o prejuízo futuro pode ser muito maior com um projeto mal executado. Um projeto de instalações elétricas possui informações básicas e detalhadas, conforme as normas técnicas, de extrema importância durante uma reforma ou obra, evitando transtornos pósteros, como por exemplo; haverá um estudo para analisar todo material necessário para a instalação, prevenindo a compra excessiva dos materiais ou a falta deles, fato que atrasaria o projeto.

A praticidade, assim como os outros fatores citados, é um grande benefício de um bom projeto elétrico. Pequenos problemas ou a desatenção na hora de executar o dimensionamento da instalação tornam o ambiente pouco prático ou seguro para os residentes, como um cômodo não dispor de todas as tomadas necessárias ou se alguma delas estiverem na altura errada, isso afeta tanto na funcionalidade quanto na segurança do local, pois se for um ambiente úmido uma tomada baixa pode causar um grande acidente.

Levando em consideração os aspectos analisados, percebe-se que um projeto de instalação elétrica bem feito é fundamental. Diminuindo drasticamente a probabilidade de acontecer curtos-circuitos, choques elétricos, mal desempenho dos aparelhos que estão operando e até mesmo um incêndio. Assim ter um projeto completo e bem feito garante conforto, economia, segurança e praticidade.